quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Culinária Sustentável

Cozinhar pode ser uma atividade fantástica para estimular os nossos sentidos, além de trazer muito prazer quando a realizamos junto daqueles que mais gostamos. Os aromas desprendendo-se da sopa a ferver na panela, a cor surpreendente revelada por um kiwi ao ser descascado, a textura porosa e suculenta de uma melancia dissolvendo-se dentro da boca e o som de uma romã ao ser debulhada são verdadeiras experiências sensoriais que envolvem muito mais que o paladar de cada um. 

Sabemos que  as pessoas que cozinham com prazer estão mais aptas a manterem dietas mais saudáveis e equilibradas o que tem um impacto positivo para a saúde de forma geral. Mas será que você já parou para pensar que as suas escolhas alimentares podem afetar a saúde do PlAnEtA? Saiba que muitas pessoas e organizações pelo mundo dedicam tempo e recursos a implementar um movimento de Culinária Sustentável, que consiste em  optar por um estilo de alimentação consciente,  que  leva em consideração valores como o cuidado com a terra, as pessoas e a partilha justa. 

Quer saber como participar? Então aí vão alguns conselhos:

  • Escolha mercados locais, pois assim poderá comprar diretamente ao produtor e dessa forma estará estimulando a economia da sua região. Ao consumir mais produtos da horta você ajuda a garantir o emprego e o sustento das famílias que vivem no campo.
  • Prefira os produtos da estação, que são mais baratos e estão em sintonia com o ciclo da Terra. Pense bem: por que no inverno colhemos os melhores citrinos? Não é justamente nesta altura do ano que precisamos nos proteger mais das gripes e constipações? A Natureza não se engana, pode acreditar!
  • Claro que sabe bem experimentar frutas exóticas de outros países muito distantes no nosso, mas não torne isso um hábito. Imagina os recursos necessários para transportar uma manga do Brasil para Portugal. Aposto que na sua região existem muitas frutas deliciosas e fresquinhas, aproveite!
  • Reduza o consumo de alimentos embalados, que geram toneladas de resíduos para o meio ambiente.  Cozinhar com gêneros in natura é a melhor escolha. Experimente servir pelo menos uma preparação ViVa, ou seja crua, a cada refeição. Por exemplo, uma belíssima salada verde com rebentos de girassol para o almoço e um sumo de laranjas com cenouras e maçãs para o lanche, que tal?
  • Envolva toda a família. Peça ajuda para organizar a lista de compras. Visitem o mercado local ou uma Quinta que produza os alimentos de forma biológica. As crianças vão adorar conhecer esses espaços. Cultivem um pequeno jardim de comer em casa. Plantem hortelã, salsa, coentros e o que mais desejarem em pequenos vasos que podem ficar na varanda ou mesmo numa janela da cozinha.
  • Separe o lixo e recicle. Descubra como fazer uma composteira caseira e tenha sempre terra rica em nutrientes para as suas plantações.
Culinária Sustentável é cuidar de SI, do OUTRO e do PLANETA.
Saboreie esta ideia!

0 comentários:

Partilha

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More